quarta-feira, 29 de julho de 2015

COBERTURA DE INVERNO

     O  Museu Municipal Histórico e Pedagógico "Comendador Virgolino de Oliveira" recebeu ontem, 28.07.2015, mais uma maravilhosa doação! Trata-se de uma cobertura de inverno! Peça nunca antes vista neste museu e que à partir de agora, integrará o nosso acervo permanente. A peça foi doada pela Itapirense Maria Aparecida de Santos Oliveira. A cobertura pertenceu a seu pai, o sr. Joaquim Francisco dos Santos. Segundo a doadora, seu pai, que tinha 25 anos em 1932, recebeu ou comprou a peça diretamente de um soldado durante o período da guerra. Nenhuma informação sobre sua origem é conhecida, ela sabe apenas que seu pai morava em Minas Gerais, próxima à região de Ouro Fino e Pouso Alegre. Maria Aparecida ainda enfatizou que o sr. Joaquim, seu pai, frequentemente usava ainda a cobertura nas noites frias. Em contato com o Núcleo MMDC de Itapira "Cel. Francisco Vieira", e confiando em nosso trabalho de pesquisas e preservação da memória de 32, ela decidiu doar a peça ao Museu Histórico, para que seja devidamente preservada para as futuras gerações.


DETALHE:  Em sua etiqueta, encontramos a identificação de seu fabricante:  "A. J. Renner S.A. Indústria do Vestuário. A. Frederico Mentz, 1606. Porto Alegre. Indústria Brasileira". Isso nos leva ao nome de Antônio Jacob Renner (neto de imigrantes alemães, foi capitão do Exército Imperial e voluntário na Guerra dos Farrapos, era filho de Jacob Renner e Clara Fetter). Foi um empresário e político brasileiro e o fundador da Lojas Renner, uma das maiores redes varejistas gaúchas de vestuário. Foi um dos maiores empresários do Rio Grande do Sul. 
     Este modelo de cobertura era comum em ambos os lados da guerra. O que torna esta doação mais interessante e intrigante, é justamente sua etiqueta. Se confrontarmos esta informação com o que disse Maria Aparecida, podemos deduzir que a capa pertencia a um soldado federal, ousando ainda mais, seria de algum soldado gaúcho? 

Soldados Federais na Serra da Mantiqueira


Soldado Federal na Serra da Mantiqueira


Soldados Federais na Serra da Mantiqueira



Cel. Francisco Vieira
     A cobertura encontra-se em exposição no Museu Municipal Histórico e Pedagógico "Comendador Virgolino de Oliveira", juntamente com o acervo referente à Revolução Constitucionalista de 1932. Doação esta que enriquece ainda mais nossas pesquisas e nosso acervo referente a este fato histórico que marcou tanto a vida de nossa cidade!

                                           =I=M=P=O=R=T=A=N=T=E=

    A atitude da doadora Maria Aparecida, serve como exemplo! Exemplo de preocupação com a preservação da memória, não apenas de sua família mas da memória coletiva! A História da nossa terra! De Itapira! Esperamos que essa doação incentive a familiares que também procurem o Museu e façam suas doações! Uma vez incluso no acervo permanente do Museu, o artefato, a peça ou o documento, torna-se público! De todos nós! E certamente será preservado para as futuras gerações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário