segunda-feira, 1 de julho de 2013

DIOGO OLIVER |VOLUNTÁRIO ITAPIRENSE MORTO EM COMBATE|

Diogo Oliver nasceu em Itapira a 12 de novembro de 1911, filho de Florêncio Oliver e Eustachia Fernandes, irmão de Agostinha e Antônio Oliver. Era solteiro e trabalhava como comerciante. Em 1932 fazia o serviço militar, para qual fora sorteado. Era cabo do III Batalhão do 5º R.I. Combateu no famoso setor do "Túnel da Mantiqueira": As cidades de Piquete, Lavrinhas, Guaratinguetá, Resende, Queluz, Cruzeiro, Vila Queimada foram alguns locais em que as tropas se fixaram. Da mesma forma nos picos de Itaguaré, Cristal, Gomeira e Gomeirinha situados no entorno do túnel. Segundo relatos historiográficos os conflitos ocorridos naquela região foram os mais longos e violentos, tornando as imagens relativas a essa frente de batalha umas das mais representativas da Revolução Constitucionalista de 1932.
Foi no famoso "Túnel da Mantiqueira" que Diogo Oliver caiu, atingido no peito pelas balas inimigas em 27 de julho depois de 15 dias de luta, seu corpo repousa no local de tantos combates heroicos no alto da Serra da Mantiqueira.


|SE VOCÊ É FAMILIAR, OU CONHECE FAMILIARES DESTE VOLUNTÁRIO, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO CONOSCO. PROCURAMOS POR FOTOGRAFIAS E QUAISQUER TIPOS DE DOCUMENTOS REFERENTES AO VOLUNTÁRIO ITAPIRENSE "ROSALINO SILVA". ESTA SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PESQUISA E HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA|

Nenhum comentário:

Postar um comentário