sexta-feira, 28 de junho de 2013

ROSALINO SILVA |VOLUNTÁRIO ITAPIRENSE MORTO EM COMBATE|

Sargento do 2º Batalhão “9 de Julho”, Rosalino Silva, filho do senhor Firmino Pedroso e dona Antônia das Dores e Silva, era nascido em Itapira. Casado com dona Maria Correia Silva deixou dois filhos: Sebastião (com 10 anos) e Wilson (com 9 anos) na época. Tomou parte viva nos combates do Setor Sul, desde o começo do conflito armado. Foi um valente  soldado que defendeu com orgulho a causa que se entregara inteiramente. 
Devido a queda de Itararé e Buri, o fronte de batalha no Setor Sul deslocou-se sucessivamente para Apiaí Mirim e Paranapanema, região em que ocorreram combates decisivos. O setor do Paranapanema foi formado a partir de manifestações de adesão nas cidades do norte do Paraná em favor do movimento constitucionalista. Nesse sentido, os revolucionários estabilizaram suas frentes montando vigilância no entorno da ferrovia Sorocabana, especialmente nas cidades de Assis e Ourinhos, brindo quase 150 quilômetros de território paulista para as tropas federais, a Coluna Sul.
Em um combate sangrento contra as tropas federais, no dia 1 de setembro, no lugar denominado “Saltinho”, à margem do Rio Paranapanema, estilhaços de granada alcançaram-no no pulmão, ferindo-o de morte. Recolhido a fazenda Santa Albertina, nas proximidades da estação de Engenheiro Hermilo, apesar de carinhosamente tratado, faleceu no mesmo dia, sendo sepultado em Angatuba. Imagens ainda inéditas desta batalha, podem ser vistas  em um longa-metragem, produzido pela Groff Film em formato 35mm. Os letreiros no início do filme informam: "Esta é a única película executada durante a ação do Exército Sul que operou contra os constitucionalistas de S. Paulo e Mato Grosso. A filmagem foi autorizada pelo Estado Maior e pelo Comando Supremo das Tropas - General Waldomiro Lima .

|SE VOCÊ É FAMILIAR, OU CONHECE FAMILIARES DESTE VOLUNTÁRIO, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO CONOSCO. PROCURAMOS POR FOTOGRAFIAS E QUAISQUER TIPOS DE DOCUMENTOS REFERENTES AO VOLUNTÁRIO ITAPIRENSE "ROSALINO SILVA". ESTA SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PESQUISA E HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA|



Nenhum comentário:

Postar um comentário