quarta-feira, 26 de junho de 2013

100 ANOS DE DONA MARIA DE LOURDES PINTO PICARELLI

    Maria de Lourdes Pinto Picarelli nasceu em Socorro aos 21 de junho de 1913. Filha de Pedro Pereira Pinto e Francisca Franco, completou, neste 21 de junho, 100 anos de uma profícua vida em favor de todos aqueles que a conhecem e privam de sua amizade. De todos quer dizer, de sua família, de sua Igreja, de seus amigos e da sua Terra Paulista.
    Em Socorro, onde sempre viveu, na constância de um matrimônio com  o farmacêutico Laércio Picarelli, o qual , como Cabo, participou da Revolução Constitucionalista de 1932, incorporado ao Batalhão “23 de Maio”, combatendo nas fronteiras com Minas, no setor Eleutério-Socorro.  Maria de Lourdes foi, à época, voluntária e trabalhou na Casa do Soldado durante a Revolução, participando de cada momento e vivendo intensamente cada fato acompanhando cada dia do Movimento Paulista. Com Laércio, teve quatro filhos, de onde vieram 14 netos e 09 bisnetos.  Guardou, com carinho e zelo, jornais, revistas, panfletos e uma infinidade de material impresso sobre o Movimento de 32 doando, há pouco tempo, tudo para o Museu da Cidade de Socorro.


     A convite de sua estimada família, o Núcleo M.M.D.C. de Itapira "Cel. Francisco Vieira" compareceu a festa de seu centenário, na cidade paulista de Socorro. Lá, os membros do Núcleo foram muito bem recebidos por essa linda e calorosa família.
     Para homenagear a Dona Maria de Lourdes, por intermédio do presidente da Sociedade Veteranos de 1932-M.M.D.C., Cel Mário Ventura, o Núcleo M.M.D.C. de Itapira "Cel. Francisco Vieira" outorgou a ela, sua mais importante honraria, o "Diploma Cel. Francisco Vieira" (Destinado a ex-combatentes, familiares de ex-combatentes, pesquisadores e a pessoas que fizeram algo relevante em prol a Memória e a História da Revolução Constitucionalista).
     Devemos dizer que ficamos extremamente honrados em poder conhecer esta veterana, que tanto fez para São Paulo e pelo Brasil! Que dedica um século de vida pelos ideais constitucionalistas e que jamais se esqueceu de todos aqueles que, como ela, entregaram sua vida e sua juventude, sem medo, para São Paulo!


     Agradecemos a toda a família Piccarelli que tão bem nos recebeu e compartilhou conosco sua alegria de ter por perto esta matriarca tão importante, para eles e para a cidade de Socorro! Que Deus ilumine a todos vocês e a esta pessoa maravilhosa chamada Maria de Lourdes Pinto Picarelli, que ele continue  abençoando-a com saúde, felicidade e amor!
     Dona Maria de Lourdes, um exemplo de cidadã, de paulista, de mãe, enfim, uma mulher de garra que nos inspira a continuar nossas pesquisas e nosso trabalho árduo a frente da preservação e da memória do Movimento Constitucionalista e da Revolução Constitucionalista de 1932!

Eric Lucian Apolinário
Presidente/Fundador
Núcleo M.M.D.C. de Itapira "Cel. Francisco Vieira"




Nenhum comentário:

Postar um comentário