segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CORREIO MILITAR - M.M.D.C. MOGI MIRIM

Entre diversas cartas que encontramos em nossas pesquisas, tanto em arquivos privados e públicos, encontramos referências claras sobre o dia-a-dia dos soldados e voluntários paulistas na frente de Eleutério. Um desses exemplos é o postal que trazemos hoje, enviado de Eleutério, no dia 25 de agosto de 1932. O mais interessante é que à partir do dia 26 de agosto, Eleutério sofreu enorme contra-ataque, com fuzilaria e bombardeio aéreo, o que levou à sua queda. O voluntário do 1º Batalhão Esportivo, Eduardo (sobrenome: Bemenedo? Beminido?), que através do "CORREIO MILITAR" do M.M.D.C. de Mogi Mirim, enviou este postal a um amigo em São Paulo, provavelmente não imaginava que nas próximas horas, logo depois do envio deste postal, viveria um dos maiores ataques do exército federalista de toda a Revolução e teria que, juntamente com todo o destacamento constitucionalista, recuar para a vila de Barão Ataliba Nogueira e depois para a cidade de Itapira. No texto, transcrito aqui para melhor entendimento de nossos leitores, o autor passa ao seu destinatário, certa tranquilidade e não revela nenhuma imagem de que a real situação da frente de Eleutério era por demais, complicada.

Além do texto, podemos notar o visto da censura e os carimbos do "CORREIO MILITAR" de Mogi Mirim, onde foi postado e também de São Paulo onde foi entregue.

FRENTE

VERSO

TRANSCRIÇÃO:

Sr. Pedro Lucio
R. Fortaleza Nº10 - São Paulo
Voluntário 567 Eduardo B. 1º Pelotão, 1ª Cia, 1º Batalhão Esportivo
"Eleutério, 25 de Agosto de 1932
Caríssimo amigo Pedro, 
Recebi a sua última carta de 14 do corrente, foi motivo de grande alegria para mim ter notícias suas e de demais alegria. Agradeço-lhe muito o ... que estas fazendo em zelar pelo Paulo.
Nós aqui estamos firme e cada vez mais dispostos para lucta. Quanto a nossa saúde, estamos muito bem e até agora nada nos sucedeu.
Agora queira aceitar um forte abraço amigo. Eduardo
N.B. Guarde bem este até minha volta com a victória de São Paulo."

Obs: Procuramos informações sobre este voluntário, ainda não encontramos nada relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário