quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

FOTOGRAFIAS INÉDITAS

Dentre as dezenas de batalhões de voluntários e da Força Pública que vieram de todo o Estado de São Paulo e lutaram nas trincheiras de Eleutério durante a Revolução Constitucionalista de 1932, apresentamos hoje, algumas fotografias inéditas de voluntários da cidade de São José do Rio Pardo. 


Um grande número dos voluntários riopardenses, partiram para as trincheiras integradas ao 1o Batalhão Paulista da Milícia Civil Paulista, mais conhecido como "A Coluna Romão Gomes".  O batalhão teve seu "batismo de fogo" na cidade mineira de Guaxupé, combatendo depois em Pouso Alegre. 


Na quinta-feira, dia 28 de julho, o batalhão chegou na cidade de Mogi Mirim, onde ficaram por algumas horas aguardando ordens. No início da noite, chegaram a Itapira, por volta das 23h00. Ficaram alojados no prédio do "Grupo Escolar Júlio Mesquita", que até hoje recebe alunos da rede Estadual. 


Em Itapira, o batalhão permaneceu por alguns dias, ainda sem partirem para a frente de batalha, alguns aproveitaram para conhecer a cidade, outros, para ir até Águas de Lindóia, conhecer suas fontes de água. 


Nesta primeira permanência em Itapira, parte do batalhão não seguiu para Eleutério, sendo enviado no dia 2 de agosto para a cidade de São João da Boa Vista, outra parte ficou e lutou nas trincheiras. Apenas algumas semanas depois, todo o destacamento voltaria para Itapira, para atuar na frente de Eleutério.


Um comentário: