quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ITAPIRA, 192 ANOS!!!


Neste dia 24 de Outubro, a cidade de Itapira completa seus 192 anos!
Itapira foi a joia mais cobiçada do Setor Leste naquele inverno de 1932, onde a vanguarda paulista lutou e resistiu bravamente para defender o sagrado solo Itapirense, nas montanhas frias de Eleutério, nas terras férteis das fazendas, nos morros e colinas de Vergel e Gravi. Centenas tombaram neste sagrado solo.
Após a tomada da cidade pelo exército federalista, depois de ter sofrido saques, devastações, humilhações e abusos, a cidade se reergueu. Foi admirada por Getúlio Vargas e seus generais, que por aqui passaram. Das tropas do Rio Grande do Sul, aos soldados e policiais de Minas, Sergipe, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, todos vislumbraram a beleza e o clima agradável de nossa linda Itapira.
Nas palavras do Imortal Itapirense em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras:

"... A glória desta Academia me reconduz a um ensolarado trecho de juventude, na Itapira dos céus inconfinados, com seu parque suspenso como um jardim babilônico sobre as escarpas de Cubatão, mirante destinado a mostrar as cambalhotas líquidas de que é capaz o Rio do Peixe, as tonalidades verdes que enriquecem a várzea e a fascinação nômade dos acampamentos dos ciganos. Agita tudo isso – memórias de homens e desenhos de paisagens – uma tão espessa rajada de lirismo e de saudade que traz nas suas asas a música ingênua das estrofes dos Poemas do Vício e da Virtude, balbucio inaugural de minha descolorida aventura literária, livro de estréia que Souza Bandeira paraninfou ..."
Menotti Del Picchia

Para presentear nossos leitores pelos 192 anos de Itapira, segue um grupo de postais feitos entre as décadas de 50 e 60 sobre nossa linda Itapira.
















PARTICIPE! COMENTE! DIVULGUE!

Eric Lucian Apolinário

Pesquisador - Presidente
(19) 98102-7351
Núcleo MMDC de Itapira "Cel. Francisco Vieira'


Nenhum comentário:

Postar um comentário