segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CERIMÔNIA EM ITAPIRA

Domingo, 12 de Fevereiro de 2012

   A Câmara Municipal de Itapira, foi palco nesta manhã de Domingo, 12 de Fevereiro, da primeira Cerimônia de Condecoração de Civis e Militares, organizada pelo Núcleo MMDC de Itapira "Cel. Francisco Vieira".
   Estiveram presentes, cerca 70 pessoas, entre elas o Presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC da cidade de São Paulo, Cel. Mário Ventura; o Presidente do Núcleo de Correspondência "Paulistas de Itapetininga! Às Armas! Ten. Jefferson Biajone; o Diretor do Cerimonial da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Markus Runk;  Diretora de Comunicação da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, Camila Giudice; Toda a Diretoria Núcleo MMDC de Itapira "Cel. Francisco Vieira", o Vice-Prefeito de Itapira, Antônio Carlos Martins; representando a Câmara Municipal, estava o vereador Luis Henrique Ferrarini; O Presidente da Associação Comercial de Itapira, José Natalino Paganini; o Comandante da Companhia de Polícia de Itapira,  Ten. P.M. Marcos Sanches de Toledo; o historiador Arlindo Bellini; Luiz Antônio da Fonseca (Toy Fonseca); Sebastião Manoel; e demais familiares, diplomados e entusiastas.
   Esta solene cerimônia, que durou cerca de 1h30, faz parte de uma agenda estadual de eventos em comemoração aos 80 Anos da Revolução Constitucionalista. Nela, foram entregues os três diferentes títulos de diploma do Núcleo MMDC de Itapira:

DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO "CEL. FRANCISCO VIEIRA"
(Destinado a ex-combatentes, familiares de ex-combatentes, pesquisadores, pessoas que fizeram algo relevante em prol a Memória e a História da Revolução Constitucionalista).
Receberam este Diploma nesta ocasião:
Caetano Munhoz (In memoriam), representado pelo seu filho Bebeto Munhoz.
Plínio Magalhães da Cunha - Não compareceu.
Jefferson Biajone - Núcleo MMDC Itapetininga.

DIPLOMA DE HONRA AO MÉRICO "IRMÃOS FONSECA"
(Este Diploma de Honra ao Mérito será entregue a pessoas que se destacarem no campo das Artes, Cultura, Esportes, Jornalismo, Propaganda e Entretenimento).
Receberam este Diploma nesta ocasião:
Rosana Bronzatto (Mogi Mirim)
Paulino Santiago (In memoriiam) - Será entregue a seu filho, André Santiago

DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO "TRINCHEIRAS DE ELEUTÉRIO"
(Destinado quase que exclusivamente aos Militares, Policiais Militares e Policiais Civis ou qualquer outra pessoa que se destacar em um grande feito, como por exemplo, salvando vidas, protegendo a população, ou em uma grande ação policial).
Receberam este Diploma nesta ocasião:
3º Sgt PM Rogério BRANDÃO da Silva - Força Tática da 3ª Cia PM;
Cb PM EMERSON Gomes Silva - Força Tática da 3ª Cia PM;
Sd PM VALMIR Moraes dos Santos - ROCAM da 3ª Cia PM;
Sd PM Mateus Luciano Sieve - Força Tática da 3º Cia PM;
Sd PM Dênis ROBERTO Custódio da Silva - ROCAM da 3ª Cia PM;
Sd PM Everton MACEDO Rego - ROCAM da 3ª Cia PM;
Sd PM Andre Palomo PASCHOALIN - Força Tática da 3ª Cia PM;
Sd PM PAULO Fernandes da Graça Junior - ROCAM da 3ª Cia PM; e
Sd PM Carlos Roberto da COSTA - CAD da 3ª Cia PM.

   Em nome de toda a diretoria do Núcleo MMDC de Itapira - "Cel. Francisco Vieira", quero agradecer a todos que compareceram a esta belíssima cerimônia! Apenas a primeira de várias que se realizarão durante todo este ano de 2012! Deixo aqui o meu muito obrigado principalmente ao companheiro  Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo Deputado Barros Munhoz, pelo apoio. Agradeço também à empresa Imbil, pelo patrocínio! Agradeço ao Presidente da Câmara Municipal de Itapira, Manoel Marques, por autorizar que a cerimônia fosse realizada nesta casa de leis. Muito obrigado à imprensa Itapirense que esteve presente cobrindo todo o evento.
   Certo de que, cada vez mais o NÚCLEO MMDC DE ITAPIRA - "Cel. Francisco Vieira", se consolida como uma entidade responsável e respeitável, peço mais uma vez, a todos as pessoas que saibam que tem parentes que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932, entrem em contato conosco! Nossa meta é resgatar, preservar e divulgar a história desses Heróis Paulistas! Destes Heróis Itapirenses! Que fizeram a história do Estado de São Paulo, do Brasil, no sagrado solo Itapirense.
   Seguem abaixo, as fotografias deste maravilhoso cerimonial, e também, da visita que nós fizemos, após o evento, ao Morro do Gravi, juntamente com o Cel. Ventura, Markus e Camila! Também abaixo, o discurso feito por mim, na abertura oficial da Cerimônia, e declarando oficialmente abertos os trabalhos do NÚCLEO MMDC DE ITAPIRA - "Cel. Francisco Vieira"!






































DISCURSO OFICIAL DE ABERTURA DOS TRABALHO DO NÚCLEO MMDC DE ITAPIRA "CEL. FRANCISCO VIEIRA" FEITO PELO PRESIDENTE ERIC LUCIAN APOLINÁRIO

   "Bom dia a todos!
   Quero desejar um bom dia e agradecer a presença, em especial:
   Senhor Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – Cel. Mário Ventura
   Senhor Vice-Prefeito de Itapira, Antônio Carlos Martins
   Senhor Comandante da Companhia de Policia Militar de Itapira, Tenente Antônio Marcos Sanches
   Demais autoridades, familiares dos combatentes de Itapira e dos que aqui lutaram; e todos aqui presentes.
   Hoje é um grande dia para a história de Itapira! Um grande dia, para o Estado de São Paulo! Comemoramos, em 2012, os 80 Anos do Movimento Constitucionalista, que culminou na revolta armada, particularmente presenciada por nossos antepassados, nesta cidade de Itapira. Muitos de nós aqui presentes, não vimos este incrível momento democrático vivenciado por aquela geração, mas certamente, crescemos ouvindo suas histórias. 
   Neste domingo, viemos até esta casa, onde as leis são formuladas, para oficializar, o Núcleo MMDC de Itapira, batizado honrosamente, com o nome do bravo Coronel Francisco Vieira! Figura das mais importantes neste Setor Leste, reconhecido por todo o Estado de São Paulo como fiel comandante dos jovens voluntários entrincheirados nas montanhas de Eleutério. Cujo dever e responsabilidade de defender até a última bala as fronteiras paulistas, somados ao amor pelo solo Itapirense, nunca o deixaram desistir.
   Nosso papel enquanto Núcleo é primeiramente, ser correspondente direto, erepresentante da Sociedade Veteranos de 1932 na cidade de Itapira. Para que, possamos transmitir os acontecimentos e as informações do que se passa na sede da Sociedade, na cidade de São Paulo. É nosso dever como Núcleo MMDC de Itapira, com o trabalho de nossos membros, pesquisadores e diretoria, trabalhar juntos para a preservação da memória dos bravos veteranos desta cidade, e da cidade vizinha de Mogi Mirim que lutaram e até mesmo deram sua juventude em prol à Causa Constitucionalista. E divulgar essa história escondida, e porque não, esquecida, nos já conhecidos obscuros porões da memória brasileira.
   Para isso, estamos aqui presentes, para honrar e defender aquela geração de jovens e velhos, homens e mulheres que se uniram, pela democracia e pela liberdade, contra uma ditadura cruel e opressiva. Estamos aqui, para trazer, de volta à luz a história de vida daqueles que homens e mulheres, heróis paulistas, que juntos, escreveram um capítulo dos mais importantes para o Estado de São Paulo e para o nosso Brasil!
   Com o avanço da tecnologia, com as facilidades de comunicação hoje existentes no mundo, podemos transmitir todo o nosso conhecimento através da internet, resgatando a memória de famílias que muitas vezes nem sabiam direito o porquê seus pais e avós lutaram em tão envolvente guerra. Podemos também, juntar peça por peça deste grande quebra-cabeça que se criou nestes 80 anos, e trazer de volta a verdadeira história destes heróis, até então, esquecidos pela grande maioria de nós.
   Como Presidente / Fundador, tenho o orgulho e declarar abertos, os trabalhos do Núcleo MMDC de Itapira – Coronel Francisco Vieira! E prometemos lutar pelo resgate e preservação da memória de todos estes homens e mulheres, Itapirenses, Mogimirianos, para que eles sejam imortalizados em nossa História Oficial! Para isso, contamos com o apoio de todos vocês, para que juntos, possamos devolver ao conhecimento de todos, nesta incansável luta, a história da Revolução Constitucionalista de 1932.

Eric Lucian Apolinário
Pesquisador - Presidente
(19) 8102-7351
Núcleo Cel. Francisco Vieira
Sociedade Veteranos de 1932
http://www.itapira.sociedademmdc.com.br/


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário