sábado, 17 de dezembro de 2011

LINHA DE TIRO - E.I.M. - 282 - ITAPIRA

   Esta rara fotografia, tirada no ano de 1931, durante uma confraternização no Parque Municipal de Itapira, mostra-nos reservistas Itapirenses e Mogianos da Linha de Tiro da Escola de Instrução Militar -E.I.M. - 282. Infelizmente, poucos puderam ser identificados.


   Segundo o grande historiador Itapirense Jácomo Mandato, na primeira fila, o 3º é José Serra, depois o Padre, é Lázaro Sampaio de Matos, Professor José da Cunha Raposo é o 7º, a mulher é filha do Dr. Henrique Cintra Warne, depois dele, nosso Patrono é o 10º, Francisco Vieira (nesta data, ainda não havia sido nomeado Coronel), ao seu lado Jácomo Nabor Secchi, presidente da diretoria da E.I.M. - 282, e o último soldado é Paulo Guerra. Na segunda fila, o 1º soldado é Júlio Rosário. Na terceira fila, o 3º soldado é Hortêncio Avancini.
   Continuando pelo ano de 31, mais precisamente a 14 de Outubro de 1931, na churrascada da E.I.M. - 282.


   Não faltaram as autoridades municipais: o Pe. Lázaro Sampaio de Matos, nosso patrono Francisco Vieira (Prefeito de Itapira em 1931), Jácomo Secchi, José Serra. O terceiro homem em pé, da esquerda para a direita, é o soldado Júlio Rosário.

BIBLIOGRAFIA:
MANDATO, Jácomo - História Ilustrada de Itapira Volumes II e III.

Núcleo de Correspondência Cel. Francisco Vieira
Sociedade Veteranos de 1932/MMDC
"Por São Paulo e Pelo Brasil!"
Itapira-SP

SE VOCÊ, DE ITAPIRA, MOGI MIRIM, MOGI GUAÇÚ, AMPARO, OU DA REGIÃO DA BAIXA MOGIANA E CIRCUITO DAS ÁGUAS, QUE TEVE UM AVÔ, BISAVÔ, PAI, OU ALGUM PARENTE OU CONHECIDO QUE LUTOU NA GUERRA PAULISTA, FAVOR ENTRAR EM CONTATO CONOSCO, SUAS INFORMAÇÕES SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA.



2 comentários:

  1. Olá, tenho um bisavô que morou em Itapira a muito tempo, se chamava José Américo Vieira que teve vários filhos, um deles era Sebastião Vieira que deixou a cidade ainda jovem. Vocês possuem alguma informação sobre José Américo Vieira? Pelas minhas pesquisas ele viveu na mesma época em que Francisco Vieira.

    ResponderExcluir
  2. Ola Eric tudo bem?
    Alguma novidade

    ResponderExcluir